domingo, 11 de novembro de 2007

PROVA DA UERJ - 1º EXAME - COMENTÁRIOS

A prova de ciências humanas e suas tecnologias, do primeiro exame de qualificação do vestibular 2008, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), teve como eixo temático as questões relativas à circulação de pessoas, informações, mercadorias e capitais. Em dez, das dezessete questões, a idéia central esteve ligada a essa temática proposta pela prova. As outras questões fizeram apenas uma leve aproximação em relação a esse assunto.

A UERJ repete a tendência de trazer, nas provas de ciências humanas dos exames de qualificação, mais questões de Geografia do que de História. Tal postura da Comissão de Vestibular da Universidade pode ser associada com a retirada da Geografia como disciplina específica para vários cursos de alguns grupos, dentre eles o curso de Direito, um dos mais concorridos na parte de “Humanas”, fazendo com que a disciplina perca importância nesse contexto. Como História permaneceu na maioria dos casos, esta disciplina perde o peso que possuía nas provas objetivas, deixando espaço para a Geografia.

Nesta prova, que analisamos hoje, dez questões tem conteúdos focados em Geografia, cinco questões apresentam caráter interdisciplinar, como é praxe no vestibular da UERJ, no entanto, todas essas se apresentam mais voltadas para Geografia do que para História, exceto a questão 51. A questão 60 divide-se, de forma mais igualitária, entre geografia e história e a questão 53 apresenta conteúdos focados em História.

Segue uma análise pormenorizada de cada questão da prova.
Baixe a prova aqui!

Questão 44 - Gabarito letra A
A resolução desta questão depende, de forma quase exclusiva, da interpretação dos mapas apresentados. O primeiro, que se refere ao grau de concentração de terra, mostra que os estados do eixo Nordeste-Amazônia apresentam maiores índices de concentração fundiária. O segundo, que ilustra o grau de modernização agrícola, mostra que os estados do eixo Centro-Sul apresentam maior modernização, refletindo um campo mais capitalizado. Como a questão pede a relação verificada entre os graus de concentração de terras e de modernização, a resposta mais adequada, extraída da leitura dos mapas, é a que aponta os estados do Maranhão e Piauí apresentando relação inversa, ou seja, alta concentração fundiária e baixa modernização do campo.

Questão 45 – gabarito letra D
Esta questão, de caráter interdisciplinar, foca a análise da Geopolítica Mundial, especialmente no que se refere à Nova Ordem Mundial instaurada no mundo contemporâneo. As características dessa Nova Ordem opõem-se à análise de Samuel Huntington que via o “Choque de Civilizações” como reflexo de uma bipolaridade cultural representada pelo Ocidente e pelo mundo islâmico, onde não houve separação entre religião e política. A Nova Ordem é caracterizada pela Multipolaridade Econômica, tendo em vista a presença de blocos que disputam pelos mercados mundiais em igualdade com a América Anglo-Saxônica, dentre eles a União Européia e a Bacia do Pacífico, que inclui Japão, China e Tigres Asiáticos. É marcada pela unipolaridade militar, observando-se a larga supremacia bélica dos Estados Unidos, sem opositores à altura para um embate direto. E é marcada, também, pela multiplicação dos conflitos regionais. No contexto da guerra fria, esses conflitos, em sua maioria, estavam associados à bipolaridade que rivalizava Capitalismo e Socialismo. Atualmente, com a ausência dessa bipolaridade, percebe-se o recrudescimento dos nacionalismos, que impõem conflitos de ordem separatista como os que marcaram a Bósnia e o Kosovo, e disputas como as que marcam a questão dos Curdos, dos Tibetanos e dos Palestinos, entre outros povos.

Questão 46 – Gabarito letra C
Esta questão, focada em geografia, aborda a temática da circulação de informações. A UERJ, que já tinha abordado a televisão como um instrumento de difusão de modelos culturais, no primeiro exame de 2006, destaca, agora, o fato de que o acesso amplo aos aparelhos de TV, presentes mesmo nas residências de famílias com baixa renda, populariza os programas transmitidos, que atingem audiência de milhões de espectadores. Um dos efeitos dessa difusão é a massificação dos hábitos de consumo, já que a cultura de consumo é um dos modelos difundidos pelos meios de comunicação televisivos.

Questão 47 – Gabarito letra B
Focada em geografia, esta questão aborda a temática de circulação de pessoas, especialmente no que se refere ao conceito de urbanização, e depende, essencialmente, da interpretação da tabela apresentada pela questão. Relacionando riqueza e urbanização, a tabela mostra que as dez cidades mais populosas apresentam-se, majoritariamente, em países semiperiféricos, embora algumas das mais populosas estejam em países centrais, caso de cidades como Tóquio, Nova Iorque, Los Angeles e Osaka. Mostra, também, que as dez cidades mais ricas estão, todas, nos países centrais. Ou seja, “a concentração de riqueza não apresenta relação direta com a população absoluta”.

Questão 48 – Gabarito letra C
Esta questão aborda a temática de circulação de capitais, sendo focada em geografia, e depende, essencialmente da análise dos mapas apresentados. O mapa da esquerda mostra que os maiores índices de renda nas zonas urbanas estão no litoral Sudeste. O mapa da direita mostra que as maiores disparidades entre renda urbana e rural estão na mesma região. Desta leitura dos mapas depreende-se que “as áreas mais ricas apresentam maiores disparidades sociais”.

Questão 49 – Gabarito letra A
Abordando a temática de circulação de pessoas, especialmente no que se refere aos movimentos migratórios direcionados ao Brasil, esta questão, de caráter interdisciplinar, impõe a análise de um gráfico referente à distribuição das populações declaradas Negras, Brancas, Pardas e Outros, pelas regiões do país. Tendo em vista a grande entrada de imigrantes europeus no processo de colonização do Sul do Brasil, durante os séculos XIX e XX, o contingente de brancos nesta região é elevado.

Questão 50 – Gabarito letra C
Esta questão foca as principais reformas urbanas promovidas na cidade do Rio de Janeiro, em particular em sua área central, em boa parte do século XX. Essas reformas têm como conseqüência comum a ampliação das vias de circulação urbana, a exemplo da construção das avenidas Beira-Mar, Atlântica e Central (atual Rio Branco), na gestão de Pereira Passos, que também promoveu o alargamento das ruas do Catete, Prainha, Marechal Floriano, Uruguaiana, Carioca, Sete de Setembro e Camerino. A demolição do Morro do Castelo é parte das obras do Prefeito Carlos Sampaio. A gestão de Henrique Dodsworth tem como uma de suas marcas a abertura da avenida Presidente Vargas além do arruamento dos arredores do Aeroporto Santos Dumont e da urbanização de alguns bairros do subúrbio como Ramos. Carlos Lacerda, como governador do Estado da Guanabara, foi responsável pela construção de boa parte do aterro do Flamengo, do túnel Santa Bárbara e por parte do túnel Rebouças, inaugurado na gestão de Negrão de Lima, seu sucessor. Nesse contexto, a questão contempla a temática da circulação de pessoas e mercadorias na cidade do Rio de Janeiro.


Questão 51 – Gabarito Letra D
Essa questão de caráter interdisciplinar coloca a formação cultural de uma sociedade como um elemento fundamental para a violência. A questão não exclui a argumentação que aponta a pobreza como causa para a violência. No entanto, ressalta, diante da comparação da realidade apresentada no texto com a realidade brasileira, que o argumento da pobreza é “insuficiente” para explicar a questão.

Questão 52 – Gabarito letra A
Apresentando-se focada na temática da circulação de pessoas, a resolução dessa questão, de caráter interdisciplinar, depende da interpretação do gráfico apresentado, em associação com os conhecimentos do aluno. Fazendo a leitura do gráfico, percebe-se que boa parte dos imigrantes presentes nos países europeus têm origem em paises onde houve uma relação de colonização no contexto do imperialismo. Como exemplos temos a presença de Argelinos e Marroquinos na França, e de Indianos, Paquistaneses e Sul-africanos, no Reino Unido. Outras presenças estão associadas à proximidade como no caso entre Grécia e Albânia, Suíça e Itália, e Espanha e Marrocos, considerando-se disparidades sócio-econômicas entre tais áreas. E as justificativas para os fluxos em direção à Alemanha estão associadas ao desenvolvimento econômico do país e ao grande número de empregos industriais ainda existentes.

Questão 53 – Gabarito letra A
Questão focada em história, retratando uma conseqüência da entrada do Brasil no grupo de aliados, que é a aproximação com os Estados Unidos, que assumiram a liderança contra o Eixo, durante a segunda guerra. Cabe ressaltar que o governo Vargas nos idos de 1942 criava indústrias estatais como a CSN e a Vale do Rio Doce, o que elimina a alternativa D; adotava medidas protecionistas, o que elimina a alternativa B; e tinha forte caráter nacionalista, incompatível com a alternativa C.

Questão 54 – Gabarito letra C
Ligada à temática ambiental, essa questão deveria ser resolvida a partir da interpretação do mapa apresentado. Todos os dados em destaque no mapa referem-se à hidrosfera, seja no que tange ao fluxo, alimentação e recarga dos rios, dos aqüíferos, ou no que tange à redução da umidade do solo, perspectiva apontada para parte da Amazônia Brasileira. Destacando regiões como a América do Sul, África, Ásia e Sul da Europa, o mapa sugere a interpretação de que as principais áreas afetadas serão os países mais pobres, e que o principal problema será a escassez de água.

Questão 55 – Gabarito letra B
Algumas transformações processadas nos setores secundário e terciário estão retratadas nessa questão, que aborda a circulação de capitais, dentro da temática proposta pela prova. Uma das faces modernas do processo de globalização refere-se à padronização do consumo, a partir da difusão de modelos culturais. A expansão das empresas transnacionais, identificada como causa histórica para tal padronização, reflete o processo de globalização da produção, onde empresas de determinados paises espalham suas atividades por todo o espaço mundial, conquistando os mercados apoiados por estratégias de marketing que se adaptam ao universo cultural local. Na Índia, por exemplo, a Rede McDonalds vende hambúrgueres com carne de carneiro, pois as vacas são consideradas sagradas. Lá, eles também mantêm um cardápio vegetariano voltado para religiosos hindus ortodoxos. Carne de pato e queijo roquefort fazem parte do cardápio nas lanchonetes da rede na França.

Questão 56 – Gabarito letra D.
A questão, baseada na interpretação da “tirinha”, aborda o crescimento populacional como um problema grave do mundo atual. Podemos extrair da ilustração a idéia de que o crescimento vegetativo elevado, típico dos países pobres, no contexto atual, conduzirá o planeta à exaustão dos seus recursos. Dentre as alternativas, a mais adequada é a D, que a ponta a teoria Neomalthusiana. A questão, em si, caminha para indicar a teoria Ecomalthusiana, oriunda do Clube de Roma (1968) e exposta na conferência de Estocolmo (1972), já que ela faz, exatamente a relação entre crescimento populacional e desgaste dos recursos naturais. No entanto, na ausência desta alternativa, e com a incoerência das outras opções, a resposta possível é a letra D.

Questão 57 – Gabarito letra C
Essa questão, que faz alusão ao processo de circulação de mercadorias e de capital, exige a interpretação de um gráfico que demonstra o crescimento do consumo de equipamentos domésticos (Automóveis, Televisão, Geladeira e Lava-roupa), apontando, portanto, mudanças no padrão de consumo de países desenvolvidos entre 1950 e 1990. O modelo produtivo é o Fordismo com produção em massa. A lógica de transferência, aos trabalhadores, de ganho de produtividade visava, não só estimular o trabalhador a produzir mais e melhor, como visava, principalmente, fazer com que o trabalhador comprasse o produto da empresa. Com esse mecanismo as empresas absorviam novamente parte do capital investido na remuneração da mão-de-obra.

Questão 58 – Gabarito letra B
Através da difusão do Jazz, música tradicional americana, a questão insere uma análise sobre o processo de globalização cultural cujas bases estão fundamentadas numa “rede de influências culturais recíprocas, facilitada pelo desenvolvimento mundial das telecomunicações”. Nesse contexto, a questão tem como temática a circulação de informação. Cabe salientar que os aparatos de difusão cultural estão muito melhor estruturados nos países centrais, o que lhes concede posição favorável diante do processo de globalização cultural. No entanto, a reciprocidade não impõe ao processo contribuições de mesmo peso, fazendo com que a alternativa seja verdadeira. Na alternativa A, o uso da expressão “formação de uma cultura homogênea” soa radical, tornando, a questão, falsa.

Questão 59 – Gabarito letra D
Essa questão, de caráter interdisciplinar, opõe dois modelos de Estado. O primeiro, de caráter interventor, busca a construção do Bem-estar Social, típico do Keynesianismo. O segundo, não-interventor, sustenta-se em bases liberais na nova ordem mundial, constituindo o Neoliberalismo.

Questão 60 – Gabarito letra B
Integração nacional e ampliação da rede rodoviária são respostas possíveis no que se refere a estratégias governamentais da ditadura militar no Brasil (1964/1985). Estes mesmos aspectos foram abordados pela UERJ em seu segundo exame de qualificação do ano de 2003. A referência à “Transa Amazônica” no cartaz, deixa clara a questão da rodovia. No entanto, a modernização urbana não pode ser considerada efeito socioeconômico desse processo. A aculturação da população local pode ser um reflexo desse processo já que, na imagem, vê-se a mulher, de raízes indígenas, utilizando vestimentas que fazem menção à Coca-Cola, tipo de refrigerante produzido por uma transnacional.

Calma, galera! Está só começando o vestibular!
Sucesso e um abraço solidário!

Nenhum comentário: