sábado, 11 de outubro de 2008

O CONCEITO DE LUGAR

O conceito de lugar ganhou nova dimensão, que foge ao senso comum, quando visualizado pelas mais recentes correntes do pensamento geográfico: a geografia humanística e a geografia marxista, que viabilizaram um redimensionamento não só do conceito de lugar bem como de diversos outros conceitos fundamentais da geografia.

SE VOCÊ GOSTAR DESSE TEXTO, CLIQUE EM UM DOS ANÚNCIOS AO LADO OU ACIMA E AJUDE A MANTER ESTE BLOG.


Em sua nova visão, o lugar ganha em abrangência de significado deixando de ser compreendido apenas como um espaço produzido, ao longo de um determinado tempo, pela natureza e pelo homem, para ser visto como uma construção única, singular, carregada de simbolismo e que agrega idéias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam.

Muito além de um espaço físico, de uma paisagem repleta de elementos e de referências peculiares passíveis de descrições objetivas e racionalizadas, o lugar, na visão humanística, constitui-se como uma paisagem cultural, campo da materialização das experiências vividas que ligam o homem ao mundo e às pessoas, e que despertam os sentimentos de identidade e de pertencimento no indivíduo. É, portanto, fruto da construção de um elo afetivo entre o sujeito e o ambiente em que vive.


Inicialmente, o lugar foi definido por Aristóteles como o espaço que circunda o corpo. Descartes, buscando elaborar o conceito aristotélico, afirma que a determinação do lugar deve obedecer à relação da posição do corpo com a posição dos outros corpos. A dialética marxista identifica na apropriação capitalista do espaço um processo de personalização dos lugares que, simultaneamente, reconstroem suas singularidades e expressam o fenômeno global em curso nos últimos séculos.

Apesar das singularidades dos diversos lugares, crescem, especialmente em função da expansão das redes de comunicação e de transportes que vivenciam franca aceleração no mundo contemporâneo, as interações entre os lugares, embora hierarquizadas de acordo com suas infra-estruturas logísticas conectoras.

Portanto, o conceito de lugar amplia-se profundamente diante das novas visões desenvolvidas por aqueles que se debruçaram sobre ele mediante as perspectivas marxistas e humanísticas da geografia recente. Expressando singularidade e globalidade, e materializando a construção de identidades individuais e coletivas, o lugar passa a representar muito mais do que um espaço que circunda o corpo.

39 comentários:

Anônimo disse...

Este material esta ótimo com certeza vai me ajudar muito, valeu a pena ter acessado esta pagina.

Diego Moreira disse...

Valeu, Anônimo. Mas da próxima vez, deixa o seu nome por aqui. Pra não parecer que estamos falando com um fantasma...

Forte abraço e seja bem chegado!

Anônimo disse...

olá diego, este site está muito bacana mesmo,
sua explicação é supimpa de boa,
este site irá me ajudar com os trabalhos e com o estudo.
muito bom seu trabalho diegão, voce está de parabens!
abraço cara.

Diego Moreira disse...

Atenção anônimos, a partir de agora os comentários aqui nesse site serão moderados e não serão permitidas as postagens de anônimos.

cesar weinmann disse...

Boa tarde. Sou professor da rede pública do Rio Grande do Sul, com formação em História porém exercendo a docência em Geografia em razão da crônica falta de professores desta área. Materiais como este, sobre o conceito de lugar quebram um "baita" galho ao permitir um aprofundamento e esclarecimento. Fico muito grato, tanto quanto meus alunos das três séries do ensino médio. Todos incentivamos a continuidade deste tipo de troca de informações. Abraço.

Diego Moreira disse...

Mas que bom, Cesar! Seja sempre bem vindo nesse espaço! Você e seus alunos. Teremos cada vez mais conceitos e temas sendo discutidos por aqui.

Abraço!

Unknown disse...

Parabéns pela explanação, muito profunda e ao mesmo tempo simples de entender. Sugiro um apanhado sobre o conceito de não lugar, que também é bastante interessante.

Diego Moreira disse...

Obrigado, Rafael. Vou aceitar a sugestão e qualquer dia escrevo sobre o tema.

Abraço!

Adriano Cláudio disse...

Opa, Meu nome é Adriano e curso Geografia na Universidade Federal do RN. Estou fazendo um trabalho sobre os conceitos geográficos, na disciplina de Introdução a ciência geográfica, e o artigo publicado foi de grande ajuda. Obrigado por tudo. Valeu!

Diego Moreira disse...

Seja sempre bem chegado, Adriano! A casa é sua. Abraço!

Carmen Américo disse...

O conceito de lugar ainda é umgrande dilema para mim.

Diego Moreira disse...

Carmen, meu objetivo neste texto é apresentar apenas um pequeníssimo resumo das principais interpretações sobre o conceito de lugar. Há que mergulhar em leituras mais profundas e abrangentes do que esta para burcarmos respostas mais amplas sobre este estimulante tema.

Seja sempre bem-vinda. Geoabraços!

Marcos Ruler disse...

Olá Diego, sua postagem sobre o conceito de lugar foi tão boa que uma aluna minha não quis nem modificar o conteúdo dele para colocar no trabalho dela. Legal, não?
Mas de qualquer forma gostei do seu texto...
Forte abraço!

Yaoanna disse...

Parabéns pelo blog
qro q saiba q ajudou bastante afinal em pleno sabado estou eu aki tentando ter uma ideia sobre a minha monografia e seu post esclareceu muito e a ideia ta sendo concretizada acho? rs
valeu

Unknown disse...

gostei muito da sua materia , está de parabens.
Francisca

Fernanda Machado disse...

olá !
Muito bom!
quero usar... vou referir a este blog porém quero me apronfudar,
qual a referencia bibliografica?

Fernanda

Diego Moreira disse...

Olá, Fernanda. Infelizmente será um tanto difícil fornecer referências bibliográficas para esse texto. Eu o escrevi com base nas anotações dos meus cadernos de faculdade, principalmente as feitas nas aulas dos professores João Baptista de Ferreira de Mello e e Miguel Ângelo Ribeiro.

Mas há um artigo bacana - e bem mais completo que o meu - que pode te servir bem. Este: http://www.anuario.igeo.ufrj.br/anuario_1998/vol21_09_20.pdf

Meu professor (JBF Mello) é um dos mais citados nele.

Sucesso! Geoabraços!

Fernanda Machado disse...

Grata!
já tinha lido e me referido ao que vc recomendou...
Vou citar seu blog na minha Tese, vamos ver se aceitam...
mas é só um detalhe porém, importante como tudo.
Abraços Fernanda

Diego Moreira disse...

Obrigado, Fernanda. Gostaria, se não lhe for um incômodo, de receber um retorno sobre a citação e, mesmo, de conhecer sua tese.

Abraços!

Fernanda Machado disse...

Oi Diego,
vou colocar sim... Moreira, Diego, pg, data de acesso, etc. a tese é na área de Educação Ambiental, em um curso interuniversitário na Espanha, mas primeiro tem o DEA como mestrado q é o q estou escrevendo. quando aprovado, apresentado posso enviar se tiver interesse...
Obrigada!

Unknown disse...

Gostei muito do texto.Estou escrevendo o meu TCC e preciso construir um tópico sobre a categoria lugar.

Diego Moreira disse...

Olá, Dora. Peço o mesmo que pedi para a Fernanda. Caso venha a citar meu texto, gostaria de receber um email falando sobre a citação. Meu email é diegomoreirageo@gmail.com

Abraços.

Thais Ferreira disse...

esse conteudo esta otimo e perfeito muito obrigado pela ajuda aew visite meu blog naum é muito parecido com o seu mais gostaria de trocar uma idéias
ah! adoro geografia

Diego Moreira disse...

tihizi, impossível eu visitar seu blog. Você não deixou um endereço e seu perfil está indisponível. Mas obrigado pelos elogios.

Zerfas disse...

olá diego , vim atravês do outro blog. Seu blog tem nome de um livro, acho q isso vc jásabe .. ooohhhh.. porem neste livro organizado pelos professores da UFRJ Iná de Castro, Paulo Cesar Gomes e Roberto Correa, tenta discutir um pouco sobre os conceitos e temas. mas eu tenho quase certeza q tem um que trata só de lugar. Ate porque o profe Paulo gomes discutiu isso em sal de aula .. porem eu acabei perdendo a ementa do curso com a lista bibliografica...Fica a dica.

Diego Moreira disse...

Sim, Zerfas. Eu tenho o livro na minha estante e de vez em quando saco ele para umas releituras. No entanto o conceito de lugar não está esmiuçado nesse livro.

Este meu artigo não tem nenhuma pretensão acadêmica. Fico surpreso de ele ser tão copiado... Eu poderia ter me dedicado pra fazer algo bem melhor mas foi issoo que deu pra fazer. E olha a confusão que já deu...

Obrigado pela dica no outro comentário.

Abraço!

Rosy disse...

Muito bom! Mas deveria ser mais resumido!

Diego Moreira disse...

Pô, Rosicléia... Diante da abrangência do tema, acho que esse texto está resumido até demais. Não tenho talento para resumir mais do que isso..

Aquele abraço!

libelulalada disse...

Existe alguma aproximaçao metodológica para se aproximar ao lugar desde uma perspectiba biografica?

Diego Moreira disse...

Perdão, libelulalada, mas não compreendi a sua pergunta.

Unknown disse...

Olá, Sou Socorro Marques! Estou Cursando Pedagogia na Fael EAD(Ensino à Distância. Gostei Muto da Elaboração feita diante desse Tema, me ajudou bastante a re-ver meus conceitos e Elaborar um Melhor Trabalho. Valeu!

Sabrina Thamago disse...

Mto bacana mesma garoto vc fez um texto muito bom,vou usá-lo para apresentar um trabalho sobre o Lugar.
Valeu e tá de parabéns pelo seu texto...oks?!
bjimmm

Sabrina Thamago

Andre Zannatta de Alencar Campos disse...

Caraca... muito bom seu texto!!!
Me quebrou um galhão...
Valeu...

Unknown disse...

Obrigada por me fornecer, um material atualizado no qual me basearei para uma aula em que precisarei falar sobre lugar. Tenho vários livros, sou professora de geografia, porém nada melhor do que pesquisar e trocar figurinhas atualizadas. Muito grata e sempre q eu precisar aqui buscarei auxílio. Parabéns.
Meu nome é Marilene Martins, sou prof do Município.

Gustavo Vinícius disse...

Oi Diego.
Seu texto está muito bom, bem resumido e simples de entender. Estou no primeiro ano do ensino médio e meu professor de geografia passou um trabalho sobre os conceitos geográficos e o seu texto me ajudou bastante, valeu! E aquele pdf que você postou para a Fernanda vai ajudar também!

Unknown disse...

Foi muito bom ver sua pesquisa é muito enterssante saber que pessoas como você se enteressam por esses asuntos .obrigada e um for
te abrasso.

Unknown disse...

Ola Cesar boa noite , parabens pelo espaço.
Sou aluno do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Geografia aqui na UFRN em Natal, preciso elaborar um artigo sobre o conceito de Lugar ,quais suas relações com as escolas da Geografia e em que momento ele nasce nesse pensamento geográfico , não tenho encontrado bibliografia para consulta , poderia me ajudar com alguma dica ?

desde já muito grato.

Diego Moreira disse...

Luciano, deixo aqui uma dica: http://www.anuario.igeo.ufrj.br/anuario_1998/vol21_09_20.pdf
Abraço!

Amor e Odio disse...

nossa seu texto e otim, parabens!